Blog Onnix

Dicas e Informações de gestão para indústria de panelas de alumínio.

Assine

5 ações para Melhorar os Processos Produtivos de sua Fábrica + [Infográfico Grátis]

Aumento de produtividade e otimização do tempo estão sempre na lista de prioridades das indústrias que buscam alcançar o desafio de melhorar seus processos produtivos. De fato, otimizar os processos implica em reduzir custos e melhorar o fluxo de trabalho, consequentemente ajustando a rentabilidade e solucionando problemas com maior eficiência.

Não existem segredos e também não adianta fazer rodeios. O empresário que quer trabalhar a melhoria nos processos produtivos de sua fábrica deve focar em produtividade e, na maioria das situações, cortar serviços ou demitir colaboradores não é a melhor alternativa, mas sim, ajustar os processos.

O mercado exige competitividade e isso se traduz em qualidade, agilidade e eficiência na hora de produzir. A gestão da produção tem a capacidade de organizar os processos, diminuir custos de produção, minimizar distâncias e perdas com refugos. Em outras palavras, otimizar os processos de produção da sua indústria está relacionado a muitos detalhes.

Para tentar orientá-lo nesta jornada e tornar o processo mais tranquilo, sugerimos cinco ações que podem fazer a diferença na hora de melhorar os processos produtivos de sua fábrica. Confira:

1 – Mapeamento de processos

Conhecer todo o processo de fabricação e o funcionamento de sua fábrica é fundamental para visualizar o todo e, assim, conseguir planejar melhor as ações. Contudo, esta tarefa não é tão simples quanto parece e é preciso levar em conta muitos fatores, incluindo a estratégia da empresa e como é sua atual relação com o mercado. Mapeando cada etapa do processo fica mais fácil identificar oportunidades de melhoria e também elencar quais são as mais importantes, para obviamente evitar gargalos de produção.

2 – Layout industrial

Matéria-prima muito distante de seu local de uso e demais ações que necessitam deslocamentos exagerados ou “vai-e-vem” desnecessários de funcionários e equipamentos representam desperdício de tempo e, consequentemente, mais custos e margens mais estreitas. O ideal em uma indústria é a maior eliminação possível de transportes e deslocamentos, aumentando a eficiência da produção. Em outras palavras, a produção precisa fluir sem muitos entraves ou perdas de tempo. Uma dica simples é aproximar processos similares, que utilizam materiais semelhantes, para dessa forma facilitar e agilizar a utilização desses recursos.

3 – Identifique os gargalos

Os gargalos na produção podem se tornar verdadeiros pesadelos se não identificados e solucionados a tempo. Em qualquer ramo de fábrica, para melhoria nos processos produtivos é imprescindível identificar todas as falhas no processo produtivo. Porém, a tarefa é árdua e certamente não vai acontecer da noite para o dia. O que pode ser feito aqui é listar os problemas que diminuem a eficiência e que consequências estes problemas estão causando. Reunir a equipe para ouvir suas visões sobre erros e falhas pode fazer a diferença.

4 – Tenha um plano de ação

Após identificar todas as falhas e possibilidades de melhoria, traçar um plano de ação detalhado vai ajudá-lo na saga por solucionar cada gargalo do processo produtivo. O apoio da equipe nestes momentos é fundamental, pois a visão de cada um pode contribuir para, de fato, visualizar o problema e o debate de ideias pode facilitar a busca pela solução. Com a plano em mãos, fica mais fácil acompanhar a execução de cada etapa e também o desempenho das tarefas definidas. 

5 – Busque alternativas

Como é bom ter alternativas variadas e poder optar pelo melhor caminho a seguir, dependendo de cada caso e necessidade. Assim deve ser o comportamento do empreendedor ou gestor na hora de escolher a melhor alternativa para a melhoria nos processos produtivos de sua fábrica.

Para auxiliar ainda mais sua fábrica de panelas a melhorar e crescer, a Onnix Sistemas apresenta excelentes soluções de sistemas completos para gestão de produção para indústrias. Solicite uma demonstração gratuita.

Solicite uma demonstração do sistema de gestão de indústria de alumínios

Infográfico Grátis

Gostou das Ações? Baixe nosso infográfico e use na sua fábrica pra sempre lembrar dessas ações:

Infogrático: 5 ações para melhorar os processos produtivos de sua fábrica



Este texto foi publicado nas categorias Indústria de Alumíno com as tags .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *