Blog Onnix

Dicas e Informações de gestão para indústria de panelas de alumínio.

Assine

6 Dicas infalíveis para melhorar o processo de produção de sua indústria de alumínio

O dinamismo do mercado e a velocidade com que as coisas evoluem em todos os sentidos têm exigido que empresários e indústrias sejam cada vez mais eficientes em suas ações e resultados. E neste cenário, melhorar o processo de produção de sua fábrica de panelas é primordial para garantir seu espaço no setor, conquistar e fidelizar seus clientes e crescer dia após dia.

Mas se por um lado o discurso é belo e objetivo, por outro lado, o caminho a ser percorrido depende de dedicação, motivação e a certeza de onde se quer chegar. Também por este motivo é que as discussões sobre gestão da produção industrial estão cada vez mais em evidência, especialmente em momentos de economia abalada, quando é hora de reduzir custos, aumentar a produtividade e vender mais.

A boa notícia é que com algumas dicas infalíveis é possível você organizar os processos e tornar mais eficiente a gestão industrial de sua indústria, conquistando a excelência no setor.

Planejar, executar e monitorar

Tudo deve começar com um planejamento adequado, que permite ao empresário alcançar níveis satisfatórios de qualidade, diminuir custos e aumentar a lucratividade. O planejamento exige alternativas potenciais de ação para buscar os objetivos da empresa.

Com o planejamento bem definido, é hora de partir para a execução e o controle, que devem acompanhar erros, defeitos e acertos, com o objetivo de entender cada fato ocorrido para, então, encontrar a melhor solução e ajustar o processo.

Já o monitoramento reúne três procedimentos essenciais que, se implantados no processo produtivo, favorecem a manutenção e a melhoria da qualidade dos produtos: inspeção na fonte (tentar diminuir o máximo possível o percentual de falhas), ação corretiva e preventiva (definir critérios claros sobre recuperação de componentes ou produtos defeituosos e evitar futuros erros e defeitos) e a melhoria contínua (envolver todos da empresa na busca constante pelo aperfeiçoamento).

Passos para melhorar o processo de produção da sua fábrica

Após as etapas de planejamento e organização, os passos a seguir vão ajudar a encontrar o caminho ideal para melhorar o processo de produção:

  1. Boa engenharia do produto:
    A boa engenharia do produto é um dos pilares da engenharia de produção e um conceito básico para alcançar a excelência na gestão da produção de uma fábrica de panela.
  2. Controle a requisição de materiais:
    Uma boa gestão de estoque é crucial para evitar perdas ou excessos, que geram desperdícios e custos.
  3. Registre a produção realizada:
    Ao final da fabricação, é importante registrar o produto, detalhando materiais e custos. Isso ajuda a organizar o que saiu do estoque e auxilia no controle.
  4. Programe sua produção:
    Com os pedidos em mãos, é preciso programar a produção da fábrica, para que tudo ocorra de forma eficaz e na ordem correta.
  5. Atenção na gestão de custos:
    Este normalmente é o maior desafio da gestão industrial, mas fundamental para que a sua indústria mantenha-se equilibrada financeiramente.
  6. Analise os dados para tomar decisões:
    Depois de acompanhar todos os processos e saber exatamente como a fábrica acontece, fica menos difícil tomar decisões e planejar investimentos ou expansões.

Depois de seguir esta trilha, é hora de agir e fazer a coisa acontecer em sua indústria. Apesar de parecer trabalhoso controlar dados de estoque, gerenciar pedidos, organizar a produção e monitorar o que foi produzido, recebimentos e contas a pagar, existem atualmente no mercado sistemas de gestão eficientes que vão auxiliar você na gestão da produção industrial.

Os sistemas de gestão realmente eficientes podem gerar painéis com indicadores de desempenho, gráficos resumidos e apresentar dados de vendas, faturamento e produção com poucos cliques. Mas para isso, é extremamente importante avaliar com muita atenção as empresas que oferecem sistemas de gestão e verificar se as opções disponíveis realmente atendem as necessidades de sua indústria de panelas de alumínio. Uma decisão errada pode fazer sua empresa perder desempenho e dinheiro.

Convença sua equipe a se empenhar neste processo, ajuste a gestão de sua indústria e, certamente, sua produtividade e faturamento vão avançar gradativamente.

Solicite uma demonstração do sistema de gestão de indústria de alumínios



Este texto foi publicado nas categorias Indústria de Alumíno com as tags .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *