Blog Onnix

Dicas e Informações de gestão para indústria de panelas de alumínio.

Assine

A chave do sucesso para gerir sua indústria de panelas

O processo de gerenciamento de qualquer tipo de projeto ou organização não é tarefa fácil. É preciso conhecimento sobre o mercado que se atua, informações técnicas sobre produtos e serviços ofertados, eficiência nas decisões e resolução de problemas, perfil de liderança e, obviamente, reunir uma equipe eficiente, bem preparada e orientada para remar junto rumo ao sucesso da empresa.

No setor industrial, principalmente, quem é que não busca o reconhecimento pela excelência de seus produtos e a eficiência de sua produção? Ver a organização avançar com bons resultados não é gratificante apenas para gestores e diretores, mas certamente, para toda a equipe. Contudo, muitos gestores de indústrias acabam cometendo erros graves que, muitas vezes, podem tirar a empresa da trilha do sucesso e causar danos irreparáveis na organização.

Neste contexto, o ramo de panelas tem motivos de sobra para buscar a excelência. Com a onda de “gourmetização” em que o mundo vive, pessoas das mais variadas classes e estilos de vida tem encontrado na cozinha um momento para criar, ousar e relaxar, sentindo-se como verdadeiros chefs na hora de preparar o almoço para a família ou um jantar para os amigos. A atividade é simples, os programas de TV e os livros ensinam e basta ter uma boa faca e a panela ideal e… voilà! Para um cozinheiro doméstico, se a panela não for ideal é simples resolver: basta adquirir outra. Para a indústria de panelas, se a panela não for ideal, qual seria seu propósito de existir?

Possivelmente, para um grande industrial de setor paneleiro, produzir uma boa panela não seja algo tão complexo, basta ter boa técnica, matéria-prima de qualidade e equipamentos adequados. O fato é que, na maioria das vezes, os problemas de qualquer indústria – não só de panelas – estão mais ligados à gestão administrativa e organização produtiva do que à qualidade do produto. Assim, reunimos algumas dicas valiosas que podem ser a chave do sucesso para você gerir sua empresa com qualidade e eficiência. Confira:

 

Reunião de Planejamento estratégico

Tenha uma equipe bem treinada

Investir em mão de obra constantemente treinada e qualificada é imprescindível para o crescimento do negócio. A tecnologia industrial está em constante mudança, com novos equipamentos, conceitos e processos. O treinamento também é importante para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, dentro e fora da empresa.

Bons mecânicos e boa manutenção

Indústrias exigem equipamentos, máquinas, motores e estruturas e bem sabemos que toda máquina, um dia, vai apresentar danos ou problemas. O melhor caminho é a manutenção preventiva, sempre, ou seja, identificar e solucionar uma falha antes que ela gere um problema – e um prejuízo – maior. Investir apenas na manutenção corretiva, quando o problema já está instalado, pode custar caro e representar sérios riscos.

Planejamento estratégico e de logística

Estratégias fazem parte de todos os cenários econômicos, em qualquer lugar do mundo e para qualquer segmento. Um planejamento minucioso e bem organizado pode ajudar a manter a empresa firme em seu foco e com bons índices de desempenho. Mas é claro que não adianta ficar só no planejamento, é preciso sair do papel. Além disso, para que uma indústria funcione de forma eficiente, a sua logística deve funcionar de forma integrada, ou seja, todas as áreas da produção devem se comunicar de forma dinâmica.

Sempre de olho nas finanças da sua fábrica de panelas

Um gestão eficiente precisa contemplar uma produção adequada e bem manejada e ações administrativas inteligentes, que contribuam para a economia de tempo e recursos, sem desperdícios. Para isso, é importante estar sempre de olho no caixa da empresa e nos recursos disponíveis.

Ouça bem seus clientes

Sem clientes, nenhuma empresa sobrevive. Simples assim. Portanto, atender adequadamente os clientes, ouvir suas sugestões e reclamações, cumprir prazos e dar a atenção adequada para cada um é fundamental para a manutenção da carteira de clientes e, assim, a fidelização de um número cada vez maior de compradores.

Informações claras e organizadas

Todos estes passos e a sequência constante neste processo de gestão adequada de sua indústria certamente serão facilitados se todas as informações sobre a empresa estiverem sempre atualizadas e bem à mão. Em outras palavras, o gestor precisa ter relatórios sobre a produção, estoque, finanças, projeções e investimentos sempre disponíveis e precisas. Um dificuldade comum nas indústrias é que, normalmente, estes dados estão soltos em sistemas individuais, que não se cruzam, e dependem de um calhamaço de relatórios para que o gestor possa ter todas as informações em sua mesa. Integrar a comunicação é indispensável para agilizar estes processos e otimizar a indústria.

Solicite uma demonstração do sistema de gestão de indústria de alumínios



Este texto foi publicado nas categorias Indústria de Alumíno com as tags .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *